sábado, 5 de janeiro de 2019

Fechamento Dezembro/2018


Mais do que o fechamento do mês este é um fechamento que representa o primeiro ano de investimentos,  um ano de muito aprendizado, aprendi muita coisa nesse ano lendo os blog, lendo livros, fazendo cursos e certamente tenho muito o que aprender ainda. O próximo ano já se mostra bastante desafiador para mim, tenho algumas metas já traçadas e não pretendo fugir delas, o aporte do inicio do ano eu achei que seria de um bom valor mas me parece que será um pouco menor, ainda não consegui fazer o fechamento anual da empresa.



Reserva de Emergência: Consegui repor minha reserva para o patamar de 6 meses das despesas. Acredito que o valor da reserva é mais do que suficiente, não pretendo alterar o valor. 

Tesouro Direto:  A rentabilidade desse ano no TD foi boa, mais de 8,5%. Por enquanto não irei aportar dinheiro novo e também não irei fazer retirada nesse momento.

Fundos de Investimentos: Vendi um fundo de investimento do BTG e agora estou avaliando se devo continuar ou não com esse tipo de investimento, meu plano é montar uma carteira por conta própria, porém ainda vou avaliar isto em janeiro.

Renda Fixa: Pretendo colocar mais algum dinheiro novo na RF conforme minha estratégia de ter a cada seis meses um papel vencendo.

Estou estudando para entrar no mercado de ações, pretendo investir apenas em boas empresas e que estejam com bons preços, não importa se irei demorar um tempo maior para comprar os papéis.
Rendimento total em Dezembro: -1,28%
Rendimento no Ano: 2,40%

Este mês pretendo fazer minha projeção de investimentos para o ano, pretendo continuar com bons aportes, embora o ano já se mostre mais desafiador do que foi 2018.


2 comentários:

  1. Olá SM,

    Parabéns pelo primeiro ano de investimentos.
    Acho melhor formar uma carteira própria a fundos de investimentos.

    Bons investimentos!

    ResponderExcluir
  2. Fala CI,

    estou avaliando, vamos firme rumo a independência financeira

    Abç

    ResponderExcluir