quinta-feira, 3 de outubro de 2019

O Fim da Renda Fixa. Selic 5,5%

Com mais uma queda na taxa Selic, e pelo visto ainda teremos novas quedas, a Renda Fixa se torna cada vez menos interessante, a época de dois dígitos ficou para trás e agora nos vemos obrigados a buscar outros investimentos.

Seria a hora de aumentarmos exposição da Renda Variável? Começar aquele projeto de empreendedorismo? Colocar a grana em RV no exterior? São tantas perguntas ( O Show da Luna que me perdoe, quem tem filho sabe).




Olhando para o histórico da Bovespa, investir agora em RV não me parece a melhor hora, pois praticamente tudo o que presta na bolsa está esticado, o gráfico da bolsa está no topo histórico, embora esteja em tendencia de alta, porém sabemos que devemos comprar nas baixas e vender nas altas. Acredito que comprar bem faz sim diferença, ainda mais se a quantidade for grande.


Conforme análise gráfica da Bovespa, o índice segue em tendencia de alta, respeitando o canal.


Tenho procurado empresas com excelentes fundamentos e praticamente todas estão "caras", está muito difícil achar papéis bons e baratos. Até para especular esta difícil.

Não esta fácil para ninguém, seja Renda Fixa ou Renda Variável. Mas ainda me parece pior a RF.

Diante desse novo cenário, não mais irei aportar em Renda Fixa, tenho CDB pagando mais de 10%a.a. e CRA com CDI+2%, que era interessante alguns meses atrás, porém agora não mais. Por exemplo, esse mês irá vencer um CRA e rendeu nos últimos 20 meses pouco menos de 8%. Fica o gosto amargo da Renda Fixa nessa nova realidade, nunca tivemos taxas tão baixas.


O caminho para IF via Renda Fixa está bastante nebuloso. O que nos resta é buscar novos caminhos e seguir firme na caminhada rumo a IF.






3 comentários:

  1. PM,
    Gostei no nome do blog, vai plantando que eu vou colhendo, hahaha, brincadeiras a parte, boa sorte na sua jornada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa, vamos fazer uma parceria kkkk

      a jornada é longa, então vamos devagar e sempre

      Abç

      Excluir
  2. Olá! Parabéns pelo blog. Ótimo conteúdo. Graças à iniciativa de AA40, também criei o meu ( https://www.menteinvestidora.blog.br ). Vou colocar o link do seu no meu blog. A luta continua! Abraço!

    ResponderExcluir